“CASA DA MARIA” RESPOSTA INTEGRADA EM PROTECÇÃO E APOIO À VÍTIMA

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, vai  inaugurar no próximo dia 22 de Maio, pelas 17h00, a “ Casa da Maria”, na sede da Divisão Policial de Oeiras, na Rua do Espargal, n.º 18, em Oeiras. 

A “Casa da Maria” é um espaço de atendimento policial, aberto a qualquer cidadão, enquanto vítima, em que se pretende potenciar o conforto, a confiança, a segurança psicológica e a excelência do seu atendimento.

Este projeto teve por base as boas práticas do “Espaço Júlia”, da 1.ª Divisão Policial deste Comando, e pretende definir e uniformizar as regras de receção, enquadramento, execução e acompanhamento no que concerne ao processamento de ocorrências de violência doméstica e crime violento, nos termos da Lei vigente.

O foco deste projeto é a vítima, particularmente importante para a PSP, quer num quadro de direitos humanos onde a sua prevalência em liberdade, cuidado, qualidade de tratamento social e integração nos merece toda a atenção e respeito, quer num quadro de intervenção técnico-policial onde há sensibilidade para um tratamento diferenciado.

Para alcançar estes objetivos de qualidade no atendimento e encaminhamento da vítima surgiu o projeto “Casa da Maria”, cujo espaço, com dois gabinetes totalmente remodelados e mobilados de raiz, e efetivo policial dedicado em exclusivo a este atendimento pretende garantir a privacidade, o conforto e a segurança às vítimas de violência doméstica e/ou crime violento, dando uma resposta adequada e integrada.

Os principais parceiros deste projeto são o Ministério Público (MP), o Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), a Associação de Apoio à vítima (APAV) a Câmara Municipal de Oeiras, através da Rede Social de Oeiras (RSO), não descurando a participação de outras entidades presentes na comunidade, tais como, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), a Santa Casa da Misericórdia de Oeiras (SCMO), entre outros.

Na cerimónia contaremos com a presença do Exmo. Sr.º Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, o Exmo. Sr.º Comandante do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, o Exmo. Sr.º Comandante da Divisão Policial de Oeiras, o Exmo. Sr.º Presidente da APAV, o Exmo. Sr.º Presidente dos Parques Tejo, a Exma. Sr.ª Presidente da CPCJ de Oeiras, entre outros digníssimos convidados.

Comentários