Operação das Brigadas de Proteção Ambiental da PSP (BriPA)

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através das suas Brigadas de Proteção Ambiental (BriPA), em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), ontem, pelas 08h00, levou a cabo, na feira da Brandoa - Amadora, uma operação de combate ao comércio ilegal de aves.

Além de visar a venda e detenção de espécies abrangidas pela convenção CITES, (Convenção internacional sobre o comércio de espécies da fauna e da flora selvagem ameaçadas de extinção), esta operação serviu ainda o propósito de verificar a situação dos comerciantes, nomeadamente a existência das autorizações e registos legalmente exigidas.

Da operação resultou o levantamento de quatro autos de notícia por contraordenação, podendo ainda vir a ser levantados outros, dependendo do envio de documentação que os comerciantes afirmaram não possuir no local. O montante mínimo total das infrações detetadas poderá chegar aos €13.500 euros.

Esta operação, realizada no dia mundial da conservação da vida selvagem, tem como objetivo o despertar de consciência dos cidadãos para a problemática da proteção ambiental, que constitui um objetivo estratégico da PSP para os próximos anos.

Comentários