7 detidos por roubos violentos

A Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal, entre os dias 12 a 14 de Março, realizou uma operação policial, de que resultou a detenção fora de flagrante delito, de 7 homens, com idades compreendidas entre os 17 e 24 anos de idade, pela prática dos crimes de roubo em Alfama. 

A investigação teve início numa investigação que se iniciou em meados de Novembro de 2011, sob a coordenação da 6ª. Secção do DIAP de Lisboa, na qual foi possível apurar que os suspeitos faziam parte de um “bando”, constituído por um numeroso grupo de indivíduos jovens, que na zona de Alfama, agiam de um modo concertado e organizado, levando a efeito diversos roubos. 

Durante a atividade criminosa, que aterrorizava toda a área, eram praticadas sucessivas apropriações de bens com violência, agressões e ameaças sobre as vítimas, moradores, turistas, em grande número estrangeiros, e comerciantes daquela zona. 

Para concretizarem os seus intentos, os suspeitos sequestraram algumas vítimas, retirando-lhes os cartões multibanco e obrigando-as a fornecer o código secreto, enquanto uns faziam os levantamentos nos ATM´s, outros mantinham as vítimas presas sob ameaças de morte e agressões físicas (pontapés, murros e chapadas). 

Alguns comerciantes foram coagidos a fazer entrega de dinheiro e sujeitos a perseguições, o mesmo sucedendo em relação às suas famílias. 

Os suspeitos aproveitavam-se do facto de conhecerem muito bem geograficamente a zona e praticavam os roubos em especial aos turistas, em locais estratégicos e que lhes permitiam uma rápida fuga, conseguindo com a subtração o montante superior a 11 000 € (onze mil euros) em equipamentos eletrónicos, nomeadamente telemóveis, Iphone´s, máquinas fotográficas, tabaco, bebidas alcoólicas e dinheiro. 

No âmbito desta operação foram realizadas 6 buscas domiciliárias das quais resultou a apreensão de vestuário utilizado durante a prática dos ilícitos e dos objetos seguintes: 
  • 1 réplica de pistola; 
  • 1 pistola de alarme e 5 fulminantes no carregador, de calibre 6mm; 
  • 1 coldre, em pele, de cor castanho; 
  • 1 Máquina fotográfica digital; 
  • 1 Leitor de MP4; 
  • 1 Leitor de MP3; 
  • 1 Transmissor FM para iPod; 
  • 1 Cabo de USB de alimentação para iPod; 
  • 6 Cartão de memória SD; 
  • Vária indumentária. 
Após serem presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para efeitos de primeiro interrogatório judicial, foi aplicada a 5 dos suspeitos a medida de coação mais gravosa, nomeadamente “Prisão Preventiva” e aos outros 2 detidos “Prisão Domiciliária”.

Comentários